Web Site Maker

O que é Cyberbullying

Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.



Praticar Cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.



Etimologicamente, o termo é formado a partir da junção das palavras “cyber”, palavra de origem inglesa e que é associada a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet, e Bullying que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como Cyberbullying.



Quando o Bullying é presencial, a pessoa é agredida psicologicamente, através de apelidos pejorativos ou outros constrangimentos, ou ainda, através de agressões físicas por um atacante mais forte.



O Cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos.



Por meio de leis anti-cyberbullyingque atualmente vigoram, os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.



Em geral, o Cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.



Consequências do Cyberbullying

As pessoas agredidas pelo Cyberbullying apresentam sintomas bastante similares com os do Bullying, como:

distúrbio do sono
problemas de estômago
transtornos alimentares
irritabilidade
depressão
transtornos de ansiedade
dor de cabeça
falta de apetite
pensamentos destrutivos, como desejo de morrer, entre outros.


Em casos extremos, algumas vítimas de Cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na Internet.



Fontes:

http://www.significados.com.br/cyberbulliyng/